terça-feira, 21 de abril de 2009

Árvore Genealógica

Hoje em dia existem montes de confusões familiares como enteados, primos casados, irmãos a ter filhos, etc. Pus-me a imaginar o que iria dar se levássemos estas misturas a um nível superior.

Imaginemos, que numa festa de Natal, a bebedeira já era alguma, e eu passava a noite com a minha avó. Mais improvável que isso, ela ainda estava no período fértil, e tivemos uma filha. Como é óbvio, a minha filha seria sempre minha filha. Mas ela ia ser irmã da minha mãe, logo ia ser minha tia.

Eu não sei como funciona em vossas casas, mas eu costumo ter muito respeito pelas minhas tias. Agora pergunto-me eu, como hei-de educar uma filha, se tenho por ela o respeito de uma tia? Ela faz asneira, e eu não a posso castigar porque é uma tia. Ela diz qualquer coisa mal, mas eu não a posso corrigir porque é uma tia...

Mas entrando ainda mais na loucura, vamos imaginar que a bebedeira era mesmo muita, e que a minha avó já era viúva há algum tempo, e nos decidimos casar. Isto iria trazer uma enorme confusão para a árvore genealógica. Primeiro ia passar a ser o sogro do meu pai. Ia ter de passar a controlar tudo o que ele fazia com a minha mãe. E eu era a prova viva de que algo andou a acontecer. Para além disso, eu ia passar a ser o pai da minha mãe. A minha mãezinha, que sempre foi ela que tomou conta de mim, agora ia passar a ser eu a ter de tomar conta dela.

Pior que isto tudo, eu ia passar a ser o meu próprio avô. Se nesta altura já se perderam, vamos recapitular. Eu casei com a minha avó. Passei a ser o pai da minha mãe. A minha mãe é obviamente minha mãe. E o pai da mãe é o avô. Logo, eu sou o meu próprio avô e o meu próprio neto. Sempre que tivesse à rasca de dinheiro, ia até ao espelho mais próximo e dizia "Oh vô, dá-me dinheiro para eu ir comprar um gelado". E nessa altura, tirava uma nota do bolso esquerdo, metia-a no bolso direito e dizia "Toma lá netinho, compra o gelado e guarda o troco para comeres um outro dia". Melhor avô é impossível.

Isto tudo para não falar do irmão da minha esposa que se casou com a minha filha e passei a ser sogro do meu cunhado...